Cruzeiro aproveita vacilos e 'vence' a rodada do Brasileirão

08-10-2010 12:16

Fluminense e Corinthians tropeçam de novo e mineiros podem assumir a ponta no próximo domingo.

 

 

O Cruzeiro é o grande vencedor da 28ª rodada do Brasileirão. Pela segunda jornada consecutiva, Fluminense e Corinthians, até então os dois primeiros colocados do Nacional, vacilaram e, desta vez, a Raposa aproveitou: bateu o Goiás por 1 a 0, no Serra Dourada, e assumiu a segunda posição .

E o time mineiro pode tomar a ponta já na próxima rodada. Isso porque o Cruzeiro enfrentará justamente o Flu. A "decisão" está marcada para domingo, as 16h, em Uberlândia. A Raposa deve ter as voltas do zagueiro Caçapa e do atacante Welligton Paulista. O meia Gilberto, pode ser a outra novidade, já que foi relacionado. O Tricolor carioca tem problemas: Fred e Deco são dúvidas. Emerson Sheik e Diguinho ainda serão reavaliados .

- O jogo de domingo será decisivo. De repente, poderemos ir para a ponta da tabela. Espero que possamos vencer e ir para a liderança do Campeonato, coisa que temos tentado - disse o técnico Cuca.

Quem também tem muito a lamentar é o Corinthians, que parece ter perdido o fôlego e já não vence há quatro jogos. Depois da derrota por 2 a 1, de virada, para o Atlético-MG, o Timão caiu para a terceira colocação . Pela primeira vez desde o começo deste Brasileirão, o time paulista não está na primeira ou segunda posições. Já o Galo respira: com o segundo triunfo seguido, os mineiros se aproximaram do Avaí, primeira equipe fora da zona do rebaixamento.

Se o Timão perde terreno, o Santos ainda sonha após a goleada por 3 a 0 sobre o Fluminense, no Engenhão. O Peixe tem dez pontos de desvantagem para o Tricolor, mas tem um jogo a menos . Na próxima quarta-feira, pegará o Internacional, na Vila Belmiro, em partida atrasada, e, se vencer, entra na briga pela Tríplice Coroa.

- Agora, temos que manter esse ritmo e seguir, passo a passo, em busca dos líderes do campeonato. Acredito que ainda temos chances de nos aproximar mais e incomodar lá em cima, já que ainda temos um jogo a menos - afirmou o volante Arouca .

Se o Peixe pode sonhar com o título por conta de um duelo atrasado, o Colorado também pode já que o time, atual quarto colocado é quem enfrentará o Santos. Nem a derrota por 1 a 0 para o Ceará, no Castelão, tirou a equipe gaúcha da quarta posição. E a distância para o Flu ainda pode cair para cinco pontos...

Outra briga que parece que ficará ainda mais acirrada é por uma vaga na Libertadores. Atlético-PR e Botafogo, os clubes mais perto do G3, não venceram na rodada. O Furacão ficou no 0 a 0 com o Vasco, que continua com a "empatite", na Arena da Baixada. E a "doença dos empates", pegou outro carioca: o Botafogo, que não vence há sete jogos, ficou no 1 a 1 com o Guarani, no Brinco de Ouro, e igualou o recorde de 13 empates do time cruzmaltino .

O único carioca que venceu na rodada, foi o Flamengo. Na estreia de Vanderlei Luxemburgo no comando do Mengão, o time fez 2 a 0 no Atlético-GO, em Volta Redonda. Até o atacante Val Baiano, muito crtiticado pela torcida, desencantou e fez o seu primeiro gol pelo clube.

– Vim aqui para vencer. Tirei o Cristo Redentor das costas. A cobrança já vinha de casa, afinal sou torcedor. Minha mãe, meus tios, meus filhos, todos pediam um gol. Quando Vanderlei conversou com a gente, disse: ‘esquece tudo antes de mim. Daqui para frente eu que vou conduzi. Sou vencedor. Quem for, vai ficar. Se não for, vai embora’ – afirmou Val Baiano .

Se Atlético-PR e Fogão vacilam, Grêmio e Palmeiras se aproximam, mesmo que timidamente, da briga por uma vaga na Libertadores. Os dois times mantêm a boa fase no Brasileirão e foram os únicos que conseguiram goleadas nesta rodada: na quarta-feira, com show de Jonas, o Tricolor gaúcho não teve problemas para bater o xará Prudente, por 4 a 0. O artilheiro do Nacional, com 17 gols, marcou três e deu passe para um gol .

Na quinta, o show ficou por conta do meia Valdivia. O chileno marcou pela primeira vez desde que voltou ao Verdão no meio deste ano. E em dose dupla, o segundo um golaço no ângulo. Resultado: o Palmeiras fez 4 a 1, no Pacaembu, onde não vencia há quatro partidas. De quebra, cheou ao quinto jogo sem derrotas .

O São Paulo também venceu. Na (re)estreia de Paulo César Carpegiani, o Tricolor não teve dificuldades para bater o Vitória, por 2 a 0, na Arena Barueri . Com 38 pontos, o Sampa é o décimo colocado do Brasileirão.